Como trabalhar a imagem do candidato político

Como trabalhar a imagem do candidato político

Todo candidato quer ser eleito, mas a realidade é que a maioria fracassa. Para ganhar uma eleição, o candidato deve ter ciência dos processos que envolvem uma candidatura vencedora.

Portanto, se você quer ser eleito vereador, prefeito, deputado, governador ou presidente, não adianta deixar sua candidatura à própria sorte ou acaso, sem os princípios do marketing político e eleitoral, estratégias políticas e eleitorais corretas, sem mensagens impossíveis de serem ignoradas, você e qualquer candidato está fadado ao fracasso.

Em 2008 eu recebi uma missão de ajudar um candidato, em uma campanha para Prefeito. Esse candidato tinha 3% das intenções de voto e ele venceu com 54%. Os números expressivos correspondem e representam a quantidade de trabalho e energia que empenhamos para alcançar o objetivo proposto – ser eleito prefeito, nesse caso.

Vencer uma eleição é realidade para a minoria e, até pouco tempo atrás para poucos, com segredos guardados a sete chaves.

Atualmente, o processo permanece desigual, extremamente difícil, principalmente, para os novos candidatos.

Vantagens dos políticos em mandato:

Os políticos em mandato têm as seguintes vantagens:
Já são conhecidos
Já passaram pelo crivo da urna
Obrigação e recursos da publicidade de atos
O mandato para ações de comunicação
Estrutura de comunicação

Não bastasse as vantagens inerentes do cargo, os políticos eleitos contam com o despreparo da maioria dos novos candidatos.

 

Candidatos despreparados

Todos perdidos – A maioria dos candidatos fica perdida na confusão da campanha. Muitos esperam para o período eleitoral, alguns iludidos, sem conhecer os processos que envolvem uma campanha vencedora.

Imagem e Reputação

Ninguém vota em quem não conhece.

Por isso, a boa reputação é essencial para que um candidato seja eleito. Faça o exercício, pense se você votaria em alguém que não confia?

O mais interessante que devemos observar é que o mesmo candidato terá uma reputação positiva para um grupo e reputação negativa para outros. Esse é o mundo democrático.

A reputação é seu maior ativo, é a sua ‘marca’ pessoal. É o quanto você é confiável aos olhos dos eleitores.

re·pu·ta·ção
(latim reputatio, -onis, ponderação, meditação, exame)
substantivo feminino

1. Conceito; opinião pública, favorável ou desfavorável.

2. Fama; renome; nomeada.

A eleição

O que é a eleição: momento em que o eleitor faz uma escolha para o futuro, baseada no passado e no presente.

Como ser um candidato vencedor:

Mesmo com todas as dificuldades, a internet possibilita que você lute com as mesmas armas que os grandes políticos e assim seja eleito.

Oportunidade

O lado bom, é que você pode se preparar para construir uma imagem relevante e fazer campanha vencedora, com um método validado desde 2008.

Os passos do sucesso eleitoral

Baseado na Jornada do eleitor e no processo eleitoral, criei um método passo a passo de marketing político e eleitoral. Quer dizer não ensina apenas como fazer uma campanha, mas como ser o candidato que os eleitores querem votar.

O primeiro é a imagem / identidade.
O segundo passo é seu partido e sua base eleitoral.
O terceiro passo é identificar quem são seus eleitores em potencial, seus problemas e esperanças.
O quarto passo é definir sua causa e criar propostas que tenham fortes tons de realidade que atendam os problemas e esperanças do seu público-alvo.
O quinto passo é estruturar sua comunicação e narrativa de campanha para criar mensagens impossíveis de serem ignoradas
O sexto passo é a estratégia de pré-campanha e construção da reputação.
Em sétimo colocar a campanha na rua, gerar uma expectativa e cristalizar o voto.

A imagem do candidato

A imagem é a sua marca, é composta por:
Arquétipo
Histórico Pessoal
Padrões de comportamento
Posicionamentos políticos e ideológico
Causas
segmento
Região
Perfil psicossocial

O que trabalhar para construir uma boa reputação:

Imagem arquetípica
Qualidades do candidato
Qualidades desejadas pelo eleitor
histórico de vida
O que você pensa e acredita
O que você deseja
O que você combate
Conquistas

Como trabalhar:

Imprensa
Redes sociais
Site
Discursos

Como conseguir audiência:

Espontânea – orgânica
Estimulada – redes sociais, landing page e e-mail marketing.
Tráfego pago – anúncio em redes sociais e mecanismos de busca.

Se você quer ser eleito e não quer fracassar, você precisa de um plano.

Assista a aula abaixo:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *