Narrativa Política de Bolsonaro e Lula, como eles movem multidões
A narrativa política é o que vai conduzir o eleitor até o momento do voto e, muitas vezes, manter o eleitor conectado ao candidato de forma permanente, através do uso de gatilhos mentais, emocionais e informações que servem como base lógica para o discurso.
Liderar é sintetizar sentimentos, emoções e pensamentos. Napoleão Bonaparte dizia que liderar é vender esperanças e ele estava certo.
O embate Lula versus Bolsonaro será o tira-teima para o país, sobre o modelo de social, econômico e comportamental para os próximos anos.
Veja abaixo como Bolsonaro e Lula usam as narrativas, as emoções e cenários de futuro para os seus seguidores / eleitores.
Motes
Bolsonaro: Pátria, Família, Deus, Liberdade, Combate à Corrupção
Lula: Reconstruir o Brasil, Democracia, Estado babá
Narrativas
Lula Explora a jornada do Herói: o homem que saiu do sertão para chão de fábrica, liderou movimentos, foi presidente, preso e solto.
O embate final contra o inimigo vai acontecer nas eleições.
Bolsonaro também usa o arquétipo do herói, o Capitão que protege o povo e livrou o país do modelo bolivariano pregado pelo inimigo. Ainda continua sua luta e terá o combate final nas eleições.
Identificação
Lula aposta na esperança das pessoas que não estão satisfeitas com o atual governo, e no medo de quem acredita que Bolsonaro represente uma ameaça a democracia.
Bolsonaro usa a esperança das pessoas que querem um país mais liberal, nos eleitores beneficiados pelos programas sociais e na comparação de dados sobre gestão e corrupção. Usa a liberdade de expressão e Imprensa como bandeira, já que o inimigo quer controlar esses meios de comunicação.
Humanização:
Lula se posiciona como ‘povão’, fala que vai reconstruir um país governado por ele mesmo. Está com o discurso desatualizado e repete bordões e fórmulas gastas.
Bolsonaro cai nos braços do povo em eventos e motociatas, é o homem comum que usa camisa de futebol, curte pão com leite condensado e fala bobagens como o tio do churrasco.
O que eles têm em comum:
- Narrativa inegociável
- Emocionam com esperança e medo
- Demonstram dois cenários de futuro
- Se mostram humanos, cometem erros.
Clique aqui: Aprenda como Fazer uma campanha vencedora e seja eleito